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    TAMPAS DE COMBUSTÍVEL


    O Know-how e produto principal da Click Automotiva vão muito além da função de uma simples vedação. A tampa de combustível gerencia as variações de pressões que o reservatório de combustível sofre. Tanto Gasolina quanto Etanol e Diesel são fluídos com alto teor de volatilidade. Os veículos produzidos atualmente possuem um reservatório de combustível com volume médio de 50l, com a exposição à temperatura ambiente o combustível tende a evaporar assim ocupando um maior volume no reservatório, como o reservatório não sofre variação de volume significativa, a pressão interna do reservatório aumenta com esse processo. Nossa tampa é projetada para aliviar essa pressão positiva com um sistema de válvula mecânica. Outro ponto importante é que conforme há consumo de combustível, gera-se vácuo no reservatório, nossa tampa possui um sistema interno de válvula que gerencia essa variação, aliviando a tensão do reservatório e sistema do combustível entregando um desempenho mais seguro e eficiente do sistema.

    Com as novas legislações de emissão sendo cada vez mais rigorosas, a Click Automotiva tem atuado muito na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias do gerenciamento do fluído combustível, obtendo resultados muito satisfatórios aos requisitos de emissão, dado à estes resultados a Click Automotiva estará presente com este business em projetos futuros dos OEM’s.

      TAMPA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA


      O trabalho de arrefecimento do motor é de extrema importância para o correto funcionamento e longevidade do conjunto. O sistema, na maior parte dos veículos leves e pesados, se resume em um fluído líquido de arrefecimento que percorre as regiões do motor com a maior incidência de temperatura, assim trocando calor entre o fluído e a região de calor. Com o aumento de temperatura do fluído, este passa por um sistema de dissipação de calor chamado radiador onde uma série de tubos e aletas posicionadas na frente do veículo irão resfriar o fluído de arrefecimento. Assim é mantido a temperatura do motor em média nos 90ºC. Mesmo nesta temperatura o fluído sofre uma agitação molecular, criando gases e expandindo seu volume. A tampa do reservatório deste fluído é projetada para que haja alívio desta sobre pressão. A tampa deve ser muito bem desenvolvida para que não estresse o sistema gerando rupturas e fadiga no sistema de arrefecimento ou aliviar a pressão do sistema antes da estabilização podendo gerar perda do fluído de arrefecimento. A Click Automotiva tem mais de 40 anos de know-how no projeto e desenvolvimento deste corebusiness, sempre investindo em pesquisa junto às montadoras para ter, cada vez mais, produtos atualizados, eficientes e duradouros.

        TAMPA DE RADIADOR


        O trabalho de arrefecimento do motor é de extrema importância para o correto funcionamento e longevidade do conjunto. O sistema, na maior parte dos veículos leves e pesados, se resume em um fluído líquido de arrefecimento que percorre as regiões do motor com a maior incidência de temperatura, assim trocando calor entre o fluído e a região de calor, com o aumento de temperatura do fluído, este passa por um sistema de dissipação de calor chamado radiador onde uma série de tubos e aletas posicionadas geralmente onde se tem maior índice de ventilação no veículo resfriam o fluído de arrefecimento, assim é mantido a temperatura do motor em média nos 90ºC. Mesmo nesta temperatura o fluído sofre uma agitação molecular, criando gases e expandindo seu volume, a tampa do radiador é projetada para que haja alívio desta sobre pressão. A tampa deve ser muito bem desenvolvida para que não estresse o sistema gerando rupturas e fadiga no sistema de arrefecimento ou aliviar a pressão do sistema antes da estabilização podendo gerar perda do fluído de arrefecimento, diferente das tampas do reservatório de expansão as tampas de radiador tem contato com regiões mais quentes do veículo e são feitas de liga ferrosa para aumento da performance. A Click Automotiva tem mais de 40 anos de know-how no projeto e desenvolvimento deste corebusiness, sempre investindo em pesquisa junto às montadoras para ter, cada vez mais, produtos atualizados, eficientes e duradouros.

          TAMPA PARA TANQUE DE UREIA/ARLA 32


          A preservação do meio ambiente tem representado muito do foco em novas tecnologias e desenvolvimentos em vários corebusiness, principalmente no ramo automotivo. Os veículos à Diesel possuem uma emissão de poluentes, de modo geral, superior à gasolina e expressivamente superior ao etanol, com o foco na redução da emissão de poluentes dos veículos movidos à Diesel houve a criação de um fluído aditivo que maximiza a eficiência da combustão do Diesel tornando-o muito menos agressivo ao meio ambiente, este fluído aditivo é o Arla 32.  O Arla 32 fica armazenado em um tanque separado do Diesel, portanto possui um sistema de vedação independente com a mesma tecnologia dos tanques de combustível. A Click Automotiva trabalha com o desenvolvimento e produção da tampa do reservatório de Arla 32 desde sua implementação no Brasil junto às montadoras fornecendo hoje diretamente para mais de 80% dos fabricantes nacionais de veículos pesados.

            TAMPA DE ÓLEO


            O sistema de lubrificação do motor é vital para seu funcionamento, com ciclos de alta frequência nas peças móveis gera-se muito atrito, e com o atrito temos o desgaste, por isso, se aplica nos veículos diversos fluídos lubrificantes. O óleo de motor tem a função principal de lubrificar o virabrequim, deixando-o praticamente imerso em óleo. O virabrequim é a peça responsável pela transmissão da energia mecânica dos pistões para outros mecanismos, ou seja, de extrema importância para o correto funcionamento do veículo. O bocal de abastecimento do óleo é uma abertura direta entre o interno do motor e o ambiente, como qualquer impureza nesta região pode danificar gravemente o funcionamento do veículo, deve-se garantir que um sistema de vedação extremamente eficiente seja projetado para aplicar nesta abertura, esta peça é a Tampa de Óleo. A Click tem projetado e fornecido este componente para montadoras há vários anos, possuindo know-how elevado em todas as etapas do desenvolvimento, desde os ferramentais de injeção dos componentes plásticos até o cálculo de interferência para garantir que o torque exigido no encaixe da tampa seja atendido.

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